Tempestade Magnética - O Fim da Vida na Terra ?

 
O assunto como toda elegante e interessante discussão de física, é polêmico. Porém, seguindo o objetivo do blog, a intenção é a reflexão e a troca de informações pertinentes e relevantes.
Espero que leiam todo o texto com atenção e ao assistirem o documentário, reflitam e contribuam com a importante e valiosa opinião de vocês.


Você já ouviu falar na reversão de polaridade da Terra?
Por mais que pareça maluca a idéia de que os pólos magnéticos da Terra possam trocar de lugar, existe um grupo de cientistas que defendem essa teoria.
Segundo os cientistas, o campo magnético da Terra, sofre uma reversão em intervalos de tempo periódicos. A cada 700 mil anos, aproximadamente, o seu campo magnético sofre um giro de 180°.
Essa pesquisa está baseada em alguns dados coletados com relação aos primórdios do nosso campo magnético. Os dados coletados revelaram algo surpreendente para os cientistas. O campo magnético da Terra parece sofrer, por um motivo ainda desconhecido, uma reversão na sua polaridade. Ou seja, o pólo norte magnético troca de lugar com o sul magnético.
Além da troca de polaridade magnética da Terra, eles ainda teorizam baseado nos dados da pesquisa, que nós já estamos “atrasados” para a próxima reversão.
Na verdade, segundo as últimas medições do campo magnético da Terra, nós já estamos em processo de reversão.
Os cientistas envolvidos na pesquisa, afirmam que os pólos magnéticos não trocam de lugar um com o outro de maneira repentina, e sim, de maneira lenta o suficiente para que não seja creditado o devido valor, ou importância, que o fenômeno merece.
Antes de girar por completo, o campo magnético da Terra, sofre certa diminuição na sua intensidade, sendo esse, um indício de que está prestes a sofrer uma reversão.
Esse enfraquecimento do campo é o que estaria por de trás do atual caos climático do planeta.
Locais que teoricamente nunca nevaria, sofreram com nevascas terríveis. Locais que, certa época do ano, seria frio intenso, sofreram com as mais altas temperaturas daquela região.
Generalizando, as temperaturas atingiram seus valores máximos e mínimos, em diferentes e inesperados lugares do globo.
Essa teoria, ainda não tem um número significativo de adeptos, nem tão pouco, dados consistentes, como a explicação do motivo de tal reversão.
Por esses motivos, a teoria ainda não conseguiu a atenção e aceitação da grande comunidade científica.

Mas, em um ponto, todos são unânimes. As conseqüências de uma possível reversão de polaridades magnéticas do nosso planeta seriam no mínimo preocupantes.
De fato, o campo magnético da Terra, nosso escudo protetor contra os raios cósmicos, estaria muito enfraquecido. Talvez dez, vinte, trinta, cinqüenta, ou até centenas de vezes, mais enfraquecido.
Sendo assim, os raios cósmicos provenientes dos mais variados lugares do Universo, e especialmente os ventos solares, teriam uma intensidade muito maior no nível do solo, o que causaria um aumento significativo no índice de câncer no Planeta.
No entanto, a maioria dos cientistas concorda que esse seria um forte motivo para uma grande preocupação coletiva, porém, não chegaria a tomar as proporções catastróficas condizentes com os boatos que correm pelo mundo.
Para se ter uma idéia, alguns dos boatos dizem que esse seria o fim da vida na Terra, por conta do enfraquecimento do campo magnético que nos protege e da intensificação da radiação galáctica e solar, que seriam suficientemente intensos e duradouros a ponto de extinguir a vida no globo.
Outros boatos afirmam que o campo magnético do planeta estaria enfraquecendo não para reverter de polaridade, mas sim, para desaparecer. O que tornaria o destino da Terra semelhante à do planeta vermelho.
Será que o nosso pequeno planeta estaria fadado a se transformar em um lugar frio e infértil como o nosso vizinho Marte?
Infelizmente, ainda não temos essa resposta, mas segundo a ciência que temos hoje, o campo magnético da Terra irá recompor sua intensidade passados alguns anos. O que, segundo os cientistas é a prova de que não corremos riscos de sermos extintos.

O texto acima se baseia, em sua maior parte, no documentário “Tempestade Magnética”.

Diego Luiz.


Créditos do documentário:
. Ano de lançamento: 2003(EUA)
. Título Original: NOVA – Magnetic Storm: Earth´s Invisible Shield
. Direção: Duncan Copp
. Roteiro: David Sington
. Idioma: Inglês













1 comentários:

Diego disse...

teste de comentario

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Copyright © Ciência de Borda Blogger Theme by BloggerThemes & newwpthemes Sponsored by Internet Entrepreneur